FENAMEV
  • Principal
  • Institucional
    • Diretoria
    • Estatuto
  • Sindicatos
    • Associados >
      • Sindivet-BA
      • Sindivet - MS
      • Sindivet - PR
      • Simvet - RS
    • Vinculados
    • Em construção/formação
  • Noticias
  • Editais
  • Legislação
    • Normas Técnicas
    • Instrução Normativa
  • Contribuição Sindical
  • Contatos
Concluindo o ano de 2013, a FENAMEV – Federação Nacional dos Médicos Veterinários, traz no projeto de resgatar a história dos seus sindicatos associados, o SINDIMEV-BA. No próximo ano continuaremos com esse projeto que reflete a memória dos sindicatos dos Médicos Veterinários associados à FENAMEV.

 SINDIMEV-BA – Uma história antiga de trabalho em prol dos Médicos Veterinários 


                   Em reunião da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, realizada em 10 de maio de 1953, quando era seu presidente o Dr. Fúlvio Alice, foi proposta a criação do Sindicato dos Profissionais da Medicina Veterinária na Bahia. Naquela oportunidade, ficou estabelecida a importância da Entidade, sempre voltada aos interesses dos trabalhadores que exercem a profissão de Médico Veterinário. Mas, ainda não era tempo de nascer o Sindicato.
                  Passados pouco mais de 20 anos, mais precisamente em 1974, quando era presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia o Dr. René Dubois, o assunto voltou a ser levantado, chegando-se a conclusão que os Conselhos tinham por obrigação precípua defender os interesses da profissão, muito embora corroborassem com iniciativas de defesa dos seus profissionais. O Sindicato era uma necessidade premente de ser instalado, sobretudo pelo fato da profissão já estar devidamente regulamentada desde 17 de junho de 1969.
                Para ser alcançado o objetivo da fundação de um Sindicato, os colegas que estavam liderando o processo reuniram-se, seguindo instruções jurídicas, em 26 de setembro de 1977 para fundar a Associação Profissional dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia, primeiro passo para alcançar a instalação do Sindicato. Decidido seguir tal caminho, a Diretoria eleita tomou posse no dia 3 de outubro daquele mesmo ano, entretanto, o registro no Ministério do Trabalho e Previdência Social foi certificado em 16 de Novembro de 1979. A diretoria, à época, era composta pelo Presidente – Filogônio Gomes Guimarães; pelo Secretário – Paulo Leão; pelo Tesoureiro – Evandro do Vale Cabral Mascarenhas; e pelo Diretor de Imprensa e Cultura – Noely Martins Sá de Moura.
               A Associação requereu ao Ministério do Trabalho e foi aprovada a criação oficial do Sindicato, o que culminou com a extinção da Associação, após ter cumprido a sua função. A carta Sindical foi assinada pelo Ministro do Trabalho, Dr. Almir Pazianotto, em 24 de Julho de 1985, sendo oficialmente registrado em livro no MTb, em 09 de Julho de 1985.
                   Sendo assim, em lenta evolução, todavia amparada nas disposições legais, foi fundado o Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia – SINDIMEV-BA e eleita a sua primeira DIRETORIA no dia 18 de fevereiro de 1986, que foi empossada no dia 16 de março daquele mesmo ano, ficando assim constituída: Presidente – Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho; Vice-Presidente – Elísio de Freitas Guimarães; Secretário Geral – Renato Ferreira de Carvalho; Tesoureiro – Geraldo Louis Rocha.
       Presidente – O atual Presidente do SINDIMEV é  Willadesmon Silva, Médico Veterinário, servidor público da SESAB, sindicalista e estudante de Direito, 45 anos, graduado pela UFBA em 1997 e pós-graduado como especialista em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal em 2009, na UNIME/SMVBA. Iniciou militância no movimento estudantil, foi diretor do CAFA e do DCE, em 1992. Tornou-se o mais jovem dirigente do Sindiquímica em 1994 e contribuiu para a unificação das categorias petroleira e petroquímica, onde ampliou seus conhecimentos na área sindical, trabalhista e previdenciária. Desmon colaborou na fundação da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR e da Cooperativa de Médicos Veterinários da Bahia – UNIMEV-Ba. Foi diretor da Federação Única dos Petroleiros – FUP/CUT entre 2004/06. Em 2007, foi nomeado diretor na Agência Estadual de Defesa Agropecuária, ADAB. Em 2009, assume novos desafios na Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN) e é eleito presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia – SINDIMEV-BA, em 2009. É reeleito em 2012. Em 2010, é eleito diretor da Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV. Atualmente, é chefe de gabinete do deputado estadual Joseildo Ramos.
               FENAMEV – A Federação, no início, era apenas um ideal para um pequeno grupo de Médicos Veterinários, que tinham como meta unir a categoria e torná-la mais forte em torno das conquistas que se faziam necessárias. Passou a ser realidade em 07 de dezembro de 1984, com a participação ativa dos médicos veterinários baianos. Para o SINDIMEV-BA, a Federação tem papel de destaque na articulação e defesa do conjunto das reivindicações dos profissionais representados pelos sindicatos filiados; na consolidação dos sindicatos como instituições sociais e políticas livres e autônomas; no fortalecimento da participação democrática das classes trabalhadoras na organização da sociedade brasileira e de suas relações com outras classes e setores dessa sociedade e do Estado.
               “A FENAMEV está centrada nas questões de interesse dos sindicatos filiados, unificando as demandas dos Estados, propondo e defendendo a categoria em questões de âmbito nacional, como condições de trabalho e de salários, mercado de trabalho, defesa do salário mínimo profissional, projetos de lei no Congresso Nacional e outras que interessam diretamente aos médicos veterinários. Além disso, participa da luta, em conjunto com os demais trabalhadores brasileiros, pela construção de uma sociedade em que todos tenham direito a condições dignas e melhor qualidade de vida”, afirma o presidente do SINDIMEV-BA.
           Para o SINDIMEV-BA, a Federação é o que dá o corpo nacional necessário para a categoria. “Quanto mais centralizada está a categoria, mais condições ela tem de enfrentar os seus problemas e desafios. A FENAMEV, diferente da maioria das federações, não é uma simples junção de sindicatos ou uma entidade cartorial. É uma representação dos mais de 100 mil médicos veterinários em todo o País. Esse poder faz da FENAMEV uma espécie de sindicato nacional, e isso muito nos orgulha, ao fazer parte dessa história de luta e muitas conquistas”, conclui Desmon.

Powered by Create your own unique website with customizable templates.